- Coisas para Fazer em Denver quando Você Está Morto (Things to Do in Denver when You're Dead): Muito Bom. EUA, ficção, de Gary Fleder, 1995. Andy Gracia, um gângster, comanda elenco afiado neste filme recheado de violência e excelentes atuações.
- A Bela da Tarde (Belle de Jour): Muito Bom. França, 1967, de Luis Buñuel, ficção. Um verdadeiro clássico, com ótima atuação de Catherine Deneuve, cuja mente, quanto ao sexo, é dividida entre o recato excessivo e os sonhos de devassidão.
- O Caçador: Muito Bom. Coreia do Sul, 2008. Mais uma impressionante ficção do surpreendente e quase desconhecido cinema coreano, que desde os últimos anos nos tem presenteado com ótimos filmes.
- Casamento Silencioso: Muito Bom. Ficção (2008) ambientada na Romênia de 1953, mostra o conflito entre uma sociedade distante do comunismo e seus conquistadores soviéticos. Atmosfera surreal, cômica e bizarra.
- Partir: Muito Bom. Festival de Cinema do Rio 2009. Ficção, França, 2009. A ótima atriz inglesa Kristin Scott Thomas (Lua de Fel, Paciente Inglês) em drama passado no sul da França. Vida a dois desce ladeira abaixo e a esposa a repensa e muda seu rumo.
- Storm: Muito Bom. Festival de Cinema do Rio 2009. Ficção, Alemanha, 2009. As tentativas do tribunal de Haia de responsabilizar criminoso de guerra que praticou inúmeras atrocidades na Bósnia. Impacta e, ao mesmo tempo, mostra as fragilidades da comunidade internacional na repressão aos crimes contra a humanidade.
- Águas Turvas: Muito Bom. Festival de Cinema do Rio 2009. Ficção norueguesa, 2008, conta com ótimo roteiro para traçar os rumos paralelos de uma estória.
- Herbert de Perto: Muito Bom. Brasil, 2006, belo documentário sobre a carreira de Herbert Vianna e os Paralamas do Sucesso, que mostra a saga da banda no surgimento do Rock Brasil, no período da Rádio Fluminense, e a trajetório do músico que recuperou-se de forma quase inacreditável após o acidente aéreo que o feriu gravemente e matou sua esposa.Aqueles que viveram o surgimento do Rock Brasil, Paralamas, Barão Vermelho, Legião Urbana, entre outras bandas, vão aproveitar e curtir os momentos na tela ! Vale MUITO à pena !
- Valsa com Bashir: Excelente. Animação, onde soldado israelense, que esqueceu tudo sobre a invasão do Líbano no início dos anos 1980, a duras penas procura lembrar os fatos. Tudo desagua em Sabra e Shatila, quando, com a conivência do exército israelense, milícias cristãs libanesas massacraram a população civil. Impactante, corajoso, revoltante.
- Loki - Arnaldo Baptista: Muito Bom. Documentário (2008), onde é apresentada a interessante e curiosa carreira do imaginativo músico dos Mutantes. Uma jornada que foi ao sucesso, desce ao fundo do poço, e é resgatada, ao final.
- Depois de Horas: Scorcese (1985) realizou essa comédia do absurdo, onde protagonista é submetido a toda sorte de problemas e azares. Muita imaginação !
- Plata Queimada: Muito Bom. Produção uruguaia, francesa, espanhola e argentina, 2000, mostra assalto a banco em Buenos Aires, 1965, com fuga para o Uruguai. Baseado em fatos reais, ocorridos em 1965.
- Queimada: Muito Bom ! De Guillo Pontecorvo, 1969, traz Marlon Brando, muito bem, interpretando inglês que fomenta rebelião para a independência de colônia portuguesa no caribe, século XIX, para abrir o comércio da ex-colônia aos britânicos. De um didatismo que impressiona !
- Garage Olimpo. Muito Bom. Filme de 1999, apresenta a tragédia argentina que foi a ditadura militar de 1976 a 1983 (última versão de ditadura portenha), através da repressão violenta, tortura e eliminação daqueles que, no entender dos militares, representassem alguma ameaça. Filme cru, com cenas fortes, que nos faz pensar sobre o praticado pelos militares aqui no Brasil. Aqueles que praticaram tão hediondos atos, além de explorarem e roubarem o quanto podiam dos presos e seus familiares, merecem a punição exemplar da justiça, sob pena de vermos o retorno desse absurdo.
- Persépolis: Muito Bom. Animação que retrata, sob o ponto de vista de uma menina iraniana, a evolução da história naquele país, desde os tempos do Xá e a repressão das liberdades, a revolução e queda do Xá, e o regime teocrático dos Ayatolás.
- Pele: Festival do Rio 2008. Impressionante história de preconceito na África do Sul do Apartheid. Baseada em uma história real. O que a torna ainda mais impressionante !
- A Batalha de Paris (Nuit Noire): Excelente filme de 2005, que reproduz a repressão e os massacres promovidos pela polícia francesa em Paris, 1961, contra manifestantes argelinos que de forma pacífica protestavam contra a política colonialista da França na Argélia. A historiografia francesa até hoje omitiu esse importante evento.
- Faça a Coisa Certa: Muito Bom ! Filme de Spike Lee (1989), aborda a questão das tensões étnicas e das divisões entre elas presentes nos EUA. Excelente elenco !
- Boa Noite, Boa Sorte: Direção de George Clooney (2006), excelente retrato de um momento real e terrível pelo qual passava os EUA após a II Guerra, a caça aos teóricos inimigos domésticos, simpatizantes do comunismo, muitos deles no cinema e na tv. Esse período negro, pleno de injustiças, teve como um de seus articuladores o senador McArthy. E o filme apresenta situação real, na qual o jornalista Edward R. Murrow, âncora da rede de TV CBS, enfrenta corajosamente os absurdos e as injustiças promovidos pelo senador.
- Henrique V: Excelente adaptação (1989) desse clássico de Shakespeare, com belíssima atuação de Kenneth Branagh.
- Terra de Ninguém: Excelente filme que aborda a Guerra da Bósnia. Centrado em uma pequena trincheira entre Bósnios e Sérvios, mostra os absurdos da inoperância da Europa, ONU e dos EUA, enquanto os sérvios promoviam atrocidades na antiga Iugoslávia.
- Atravessando a Ponte - O Som de Istambul: Excelente. Dirigido por Fatih Akin, esse documentário apresenta uma Istambul cheia de uma musicalidade ímpar, ocidental, oriental, indefinida, com raízes muito profundas. Ao mesmo tempo, uma Turquia à procura de seu lugar entre o Ocidente e o Oriente. Vale à pena !
- Touching the Void: Excelente filme sobre uma escalada de 02 alpinistas ingleses em uma remota montanha no norte do Peru (mais de 6 mil metros), com desenrolar impressionante. Mas o mais inacreditável de tudo: é tudo verdade !
- A Vida dos Outros: Excelente ! Uma belíssima estória ambientada na Alemanha Oriental, 1984 (será por acaso ?), onde, paulatinamente, a necessidade de espionar a vida dos outros, pelos motivos mais espúrios, é questionada. Ente os melhores dos últimos anos, sem dúvida !
- Piaf: Muito bom ! Excepcional atuação da atriz que interpreta Piaf !
- Segredos e Mentiras: Ótimo filme de Mike Leigh, onde as pequenas estórias de uma família britânica são reveladas paulatinamente. Algumas revelam-se surpreendentes.
- Amici Mei: Excelente filme italiano de Mario Monicelli, com Philippe Noiret, Ugo Tognazzi, entre outros, conta a estória de um irreverente grupo de amigos que se encontra com regularidade para brincar, tumultuar e brincar com tudo e todos.
- Adeus Meninos: Drama de Louis Malle, retrata uma criança francesa judia tentando esconder-se como católica em colégio na França ocupada.
- O Homem que Amava as Mulheres: Deliciosa comédia francesa de Truffaut, retrata um homem com verdadeira obsessão pelas mulheres. Avesso à companhia masculina, vive para suas conquistas.
- Dogville: A reinvenção do cinema, em um cenário teatral, sob as regras do Dogma. Muito Bom !!
- Minha Vida de Cahorro: Estupendo filme escandinavo, cujo protagonista, um menino, possui uma lógica deliciosa para enfrentar as agruras da vida.
- Salve o Cinema: Este documentário iraniano, excepcional, prova que a paixão pelo cinema ultrapassa todas as fronteiras e barreiras. Deve ser apreciado !
- O Homem que Saiu do Frio: Clássico de espionagem, que marcou a diferença entre o estilo 007, irreal, e a verdade sobre o sujo jogo da espionagem na Guerra Fria. Richard Burton excepcional ! Raro exemplo de adaptação bem sucedida de livro.
- Paris, te Amo: Várias estórias e personagens, ora divertidos ora dramáticos, com uma belíssima Paris como cenário.
- A Culpa é do Fidel. Exibido no Festival de Cinema do Rio 2007, dirigido pela filha do Costa Gravas, esta deliciosa comédia/drama narra o mundo na Paris conturbada do início dos anos 70 segundo os olhos de uma criança. Imperdível !
- O Homem que Incomoda. Festival Rio 2007. Produção norueguesa/islandesa, fábula sobre o que nos aguarda após a morte. Imaginação e humor.
- Ezra, O Menino Soldado. Festival Rio 2007. Retrata a dura realidade das crianças usadas contra sua vontade como soldados em guerras na África.
- Fantasmas de Abu Ghraib. Festival Rio 2007. Documentário dos EUA que retrata e discute as prisões mantidas pelos EUA no Iraque, os caminhos que levaram à sua manutenção e as práticas de tortura patrocinadas pelo governo dos EUA. A responsabilidade, como apontado no filme, as liga diretamente à Casa Branca. Perturbador.
- A Era da Inocência. Festival Rio 2007. Denys Arcand (Declínio do Império Americano, entre outros) apresenta estória recheada de sonho, comédia e melancolia.
- Fabricando Discórdia. Festival Rio 2007. Documentário canadense que apresenta um Michael Moore editando imagens, alterando a cronologia dos fatos, quando não os inventando. Atinge profundamente a credibilidade de seus "documentários".
- Jogo de Cena. Festival Rio 2007. Eduardo Coutinho consagra-se como melhor documentarista brasileiro !
- Domingo Sangrento. Excelente filme que retrata o massacre promovido por paraquedistas britânicos na Irlanda do Norte, em 1972, que atiraram indiscriminadamente na população civil.
Parece, em alguns momentos, um documentário.
- Vá e Veja. Esse filme soviético ambientado na II Guerra, na União Soviética, tem cenas de um horror que somente a guerra pode produzir. Imperdível !
- Promessas de Um Novo Mundo. Excelente documentário israelense, onde é demonstrado como nascem os ódios e preconceitos entre judeus e palestinos.
- Johnny Vai a Guerra: Maior filme antibelicista. Impressionante, Imperdível. Do Dalton Trumbo, cassado pelo McArtismo.
- Doutor Fantástico: Peter Sellers está sensacional. A reboque da síndrome da guerra nuclear, tão próxima da crise dos mísseis de Cuba.
- Batalha de Argel: Este filme sobre a Guerra de Independência da Argélia, que esteve proibido na França alguns anos, tem cenas tão impactantes que parece um documentário. Do diretor italiano Pontecorvo.
- Corações e Mentes: Existe documentário melhor ?? Esse modelo de cinema se redefiniu após esse filme. Pra quem deseja conhecer algo sobre a Guerra do Vietnam e os EUA.
- Z: Costa-Gravas. Excelente filme que fala sobre a Grécia sob uma ditadura.
- Sessão Especial de Justiça: Costa-Gravas. Desse vez o cenário é a França ocupada na II Guerra e represálias pelas tropas alemãs.
- Metropolis: Fritz Lang. Muito bom. Como o cara o fez com os recursos de 1927, ñ sei !
- Shooting Dogs. Excepcional filme sobre os massacres promovidos em Ruanda enquanto o mundo assistia sem nada fazer. Para ver e pensar.
- Amores Brutos. Cinema mexicano aparecendo com força total. Mesmo diretos de 21 gramas e Babel. Trama extremamente bem encadeada.
- El Aura. Muito Bom. Cinema argentino da ótima safra que nos chega. Infelizmente somente veio a festivais. Com Ricardo Darín, excelente ator.
- Kanchatka. Muito Bom. Mais um dos ótimos argentinos, tb com Ricardo Darín, fala sobre o período da ditadura dos anos 70 na Argentina.
- Paradise Now. Para entender um pouco mais o porquê dos homens bomba na Palestina. Excelente !
- Cidade de Deus. Excepcional. Ressurgimento do cinema brasileiro, em grande estilo. Didático sobre o surgimento do tráfico em bolsões de pobreza.
- Old Boy. Coreano, impresionante. Como um país tão pequeno está produzindo tanta coisa boa ??
- Appocalipse Now: Melhor dramatização sobre a Guerra do Vietnam. Todo o absurdo e a irrealidade da guerra.
- Lanternas Vermelhas: Muito Bom. Cinema chinês de ótima qualidade. Cenas belíssimas. Do Zhang Yimou.
- Amor e Sedução: Muito Bom. Outro do cinema chinês e do Zhang Yimou. Estética chinesa de ótima qualidade !
- A Comilança: Um elenco de atores - Mastroianni, Noiret, e outros - que faz desse belíssimo filme um clássico.
- Nosferatu: Seria o primeiro filme de vampiro ?? Clássico do cinema alemão !
- Sem Novidades no Front: Excelente clássico anti-belicista (1930), baseado no romance de Erich Maria Remarque, direção de Lewis Milestone, mostra as agruras de um grupo de jovens alemães, recém-saídos da escola, na carnificina representada pela guerra de tricheiras no front ocidental, França, I Guerra Mundial. As imagens impressionam !
- Lawrence da Arábia: Imperdível ! Cenas belíssimas no deserto sobre drama que ajuda a explicar o Oriente Médio de hoje.
- Paths of Glory (cumé mesmo o nome desse filme em Português ??): Do Stanley Kubrick. Com o Kirk Douglas. I Guerra Mundial. Mais um clássico antibelicista.
- Ladrões de Bicicleta: Vittorio De Sica; clássico do neorealismo italiano, apresentando toda a miséria que atinge a Itália após a II Guerra.
- Woodstock: Filme sobre o famoso show com apresentações antológicas do The Who, Jimi Hendrix, e outros tantos.
- 2001, Uma Odisséia no Espaço, do Kubrick (esse cara tá em todas !): Redefiniu o filme de ficção científica.
- Amarcord: Fellini; existe filme mais delicioso sobre as recordações da infância ?
- O Pagador de Promessa: Grande filme do cinema brasileiro !
- Perdidos na Noite: Jon Voight e Dustin Hoffman em atuações imperdíveis.
- Festa de Família: 1o filme do movimento Dogma. Impactante, perturbador.
- Noivo Nervoso e Noiva Neurótica: Woody Allen, com toda sua neurose novaiorquina. Imperdível !
- Zelig: Woody Allen de novo. Camaleão estupendo !
- Monty Python: Todos, mas principalmente o da saga do Rei Arthur. Os caras fizeram escola entre os humoristas em todo o mundo. São demais !!
 
