domingo, 18 de outubro de 2009

OPÇÕES REAIS

18/10/09 - Recuperação de Petróleo em Campos Maduros.
Artigo do Wall Street Journal discorre sobre a busca das petroleiras por mecanismos de aumento da recuperação de petróleo de campos que já operam há muitos anos (alguns há mais de 100 anos). Seria uma maneira de escapar do risco geológico de novas descobertas e da escassez de novas oportunidades, pois o número de novas reservas de petróleo a descobrir está decrescendo rapidamente, e diminuir o ritmo de decréscimo de produção dos campos de petróleo atuais.

Exemplifica com o campo do Rio Kern, na Califórnia, com 110 anos de história, operado pela Chevron. A Chevron, utilizando técnicas para incrementar a recuperação do petróleo, conseguiu reduzir o decréscimo da produção do campo e espera produzir até 80% do petróleo nesse campo.

A recuperação de campos de petróleo maduros é o motivo de minha dissertação de mestrado, aplicado a campos de petróleo em terra na Bahia.

18/10/09 - O Pré-Sal e as Opções Reais.
Artigo da professora da FGV Adriana Perez, Valor de 15/10/09, propõe que uma das vantagens do arcabouço regulatório atual, o regime de concessões, é a possibilidade de negociação com terceiros dos blocos adquiridos no leilão, em um mercado secundário.Tal se daria com um rearranjo de parcerias, verificação das reais potencialidades geológicas após o leilão, entre outros fatores.

Há um potencial no valor do bloco adquirido, uma verdadeira Opção Real (método financeiro de avaliação de ativos reais) embutida no mesmo, associada a este potencial de negociação após o leilão.Ou seja, essa opção aumentaria o valor do bloco leiloado.

Mais um argumento em favor da manutenção das regras atuais, até porque nas que o governo brasileiro quer propor para o Pré-sal não haveria essa possibilidade de negociação do bloco após o leilão.

- Real Options Conference - PUC Rio:
Em 2008 foi organizado na PUC o evento Real Options Conference, http://www.realoptions.org/ , para discutir essa metodologia - Opções Reais - para avaliação financeira de projetos. É a fronteira do conhecimento atualmente nessa área. Essa metodologia complementa a avaliação por Fluxo de Caixa Descontado. Esse ano, em junho, aconteceu em Berkeley, EUA. O 2o país no mundo em estudos acadêmicos sobre o assunto, após os EUA, é o Brasil. Entrando no site do evento, você poderá baixar uma infinidade de artigos sobre este assunto.

- Site do Marco Antonio Dias / PUC Rio:
Um GRANDE SITE sobre Opções Reais é o Real Options in Petroleum, do Marco Antonio, http://www.puc-rio.br/marco.ind/ . O Marco sabe tudo sobre o assunto e você encontrará diversos pontos e aplicações correlacionadas.

- Site do Brandão / PUC Rio:
Outro site excelente sobre Opções Reais é o do Brandão, da PUC-Rio, http://www.iag.puc-rio.br/~brandao/Opcoes%20Reais/opcoes.html. O Brandão possui excelente experiência profissional e acadêmica e em seu site você encontrará diversas informações sobre Opções Reais, eventos e sites correlatos.

- Site sobre Finanças:
Mais informações, principalmente sobre Finanças e Crédito de Carbono, de um amigo no País Basco (Espanha):En Londres organizan regularmente eventos sobre el mercado de CO2 en el que participan empresas.También publican muchas cosas interesantes al respecto:http://www.environmental-finance.com/